São muitas as particularidades que envolvem o trabalho do Detetive Particular. Afinal, esta é uma profissão que cuida de assuntos sigilosos e que envolvem a vida particular das pessoas. Por isso, uma das primeiras características que ele precisa ter é a discrição para não ser descoberto e para a própria segurança.
O sigilo das informações também é algo fundamental, pois assuntos como infidelidade conjugal, desaparecimento de pessoas, crimes, entre outros, são questões perigosas e que afetam muito a vida das famílias.
As condições de trabalho do Detetive nem sempre são prazerosas. O Detetive precisa trabalhar em horários irregulares e durante muitas horas em sequência, vigiando os investigados e buscando provas concretas para decifrar diversas questões.
Além disso, ele também passa muito tempo no escritório, realizando pesquisas na Internet ou dando telefonemas para os clientes e também para pessoas que ele precisa entrevistar.
Sozinhos ou em equipe
O desenvolvimento do trabalho envolve uma série de fatores e, em alguns casos, uma equipe de trabalho.
O Detetive, no desempenho de suas funções pode:
– Optar por trabalhar sozinho, ou por não confiar em ninguém ou por gostar desse formato. Nesse caso o trabalho é mais desgastante e, dependendo da gravidade do caso e do número de pessoas e/ou suspeitos envolvidos, a tarefa se tornará bastante desgastante e intensa.
– Trabalhar sozinho porque não tem condições financeiras de contratar uma equipe de serviço. Geralmente Detetives iniciantes ou com poucos anos de trabalho trabalham sozinhos.
– Ser dono de uma agência de Detetives e passar a maior parte do tempo no escritório coordenando as ações e organizando as estratégias de investigação de seus funcionários. Quando existe essa estrutura, o Detetive tem condições de assumir casos extensos e de difícil elucidação. Com uma boa equipe trabalhando, as funções podem ser divididas e a qualidade do trabalho tende a aumentar sensivelmente.